Temporada 2011 - Mês de Setembro



Ao contrário do ano anterior, em que o maior número de encalhes de pinguins ocorreu em setembro, este ano o mês está sendo bem tranquilo. Em toda a temporada, até agora, foram atendidos pelo IPRAM 28 pinguins-de-magalhães encalhados no ES e 14 encalhados no RJ. Grande parte dos óbitos deve-se ao fato de que algumas pessoas bem intencionadas colocaram pinguins recém-encalhados no gelo. Outros fatores foram traumas que os pinguins sofreram em algum momento antes do encalhe. A operação de soltura já está cada vez mais próxima, com o apoio logístico da Windive Atividades Sub.




Também temos muitos agradecimentos ao Prof. Leandro Abreu do Centro Universitário Vila Velha (UVV), por disponibilizar sua equipe e o Laboratório de Análises Clínicas para a realização de exames hematológicos nos pinguins, indispensáveis para a operação de soltura. Os últimos pinguins a encalhar ainda estão na fila dos exames de sangue.




Outros profissionais da UVV também estão envolvidos no atendimento aos pinguins. A Prof. Flávia Mara Machado, responsável pelo setor de Diagnóstico por Imagem do "Hospital Veterinário Prof. Ricardo Alexandre Hippler", juntamente com sua equipe, também recebe nossa gratidão pela realização de exames radiológicos em dois pinguins.
Além disso, os Professores Marcus Beltrame e Fernando Tobias do Laboratório de Microbiologia, e as Professoras Fernanda de Toledo Vieira e Tayse Domingues de Souza do Laboratório de Patologia, assim como suas equipes, têm nos ajudado na investigação de vários casos e na realização de pesquisa científica.



Confira imagens do mês de setembro: